Para quem pretende empreender pela internet, já deve ter lido sobre e-commerce. Esse termo em inglês, que significa comércio eletrônico, não para de expandir – em todos os níveis mundiais.
Para quem não confiava em vendas ou compras pela internet, o e-commerce mostrou que tudo isso é possível, e em alguns quesitos, se tornou maior do que o comércio tradicional. É fácil, rápido e eficaz: basta acessar a internet para comprar, sem sair do conforto da sua casa.
O e-commerce possui algumas definições, mas de uma forma geral, trata-se de um tipo de comércio realizado por meios eletrônicos como smartphones, computadores, tablets ou qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Com o avanço da internet, o crescimento do e-commerce só tem a crescer. Os espaços físicos de compra se tornaram limitados, já que as lojas virtuais possuem inúmeras opções e estoques ilimitados.
Como fazer?
Quem tem acesso a internet e sabe como quer empreender, pode ter seu próprio e-commerce! É um mundo virtual, então não é necessário grande investimento para começar. É preciso ter um mínimo de conhecimento sobre internet ou estar disposto a aprender, porque ainda é um negócio – ou seja, não é fácil assim, hein? Sendo assim, tenha em mãos um planejamento, seus ideais e focos, sua pretensão e a realização de pesquisas sobre estatísticas na área que você quer empreender. A maioria das lojas virtuais inicia com um site. Mas existe outra opção: vender seus produtos em um site já existente, onde outras lojas também vendem. Mas se preferir ter o seu próprio site, há outro requisito: ter uma forma de pagamento online, para quem efetuar compras. Duas plataformas populares e recomendadas: Paypal e Pagseguro. O último passo é investir no marketing, principalmente no marketing digital. Não esqueça de pesquisar e estudar muito para conseguir sucesso!
Após a criação da sua loja virtual, a próxima etapa é realizar a divulgação, principalmente através do marketing digital e redes sociais. As redes mais populares são o Instagram, Facebook e Twitter. E para anúncios, o Google Adwords e o Facebook Ads são ótimas ferramentas. As redes sociais não possuem custos para serem usadas, apenas se você quiser usufruir outras ferramentas. Então, use a seu favor! Esteja sempre conectado e monitorando suas redes, monte o design que deseja, seja autêntico, esteja em constante comunicação com futuros clientes e busque parcerias com pessoas influenciáveis para trazer maior engajamento no seu perfil.