Descubra a nossa minicidade...
Escuto...
Em 2018, 25,9 milhões de pessoas eram refugiadas. Metade delas eram crianças, sendo que milhares foram separadas de suas famílias. Fonte: Acnur/ONU. Na África, em 2020, a quantidade de deslocados internos e de refugiados atingiu um número nunca visto na história, com mais de 79,5 milhões de pessoas, segundo dados das Nações Unidas.
"O desaparecimento de uma cultura pode ser tanto ou mais grave do que o desaparecimento duma espécie animal ou vegetal. A imposição de um estilo hegemônico de vida ligado a um modo de produção pode ser tão nocivo como a alteração dos ecossistemas."
Vejo...
Considerado um dos maiores problemas ambientais, o desmatamento ameaça a existência humana.Ocasiona o aquecimento global, o efeito estufa , além de provocar a extinção das populações indígenas, que fazem parte da história de nosso país. Dados do sistema Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que, entre agosto de 2019 e julho de 2020, houve um aumento de 34,5% nos alertas de desmatamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram 9205 km² desmatados, o equivalente a 1.100.000 campos de futebol. O mês de julho de 2020 registrou 1654 km² desmatados.
“A terra não é um bem econômico, mas dom gratuito de Deus e dos antepassados que nela descansam, um espaço sagrado com o qual precisam de interagir para manter a sua identidade e os seus valores."
Sinto...
A pandemia já atinge 196 países em todos os continentes, segundo a OMS e registra 1.062.658 de mortes (atualizado em 09 de outubro de 2020).
“De repente uma pandemia generalizada e global...O distanciamento social fez-nos sentir que precisamos muito uns dos outros...esta situação coloca-nos diante da fragilidade e insegurança, próprios do ser humano... No barco em que navegamos ninguém sobra e que a fraternidade universal é o horizonte em direção ao qual devemos caminhar.”
O Chamado da Criação
“O compromisso para superar problemas como fome e insegurança alimentar, persistente desconforto social e econômico, degradação do ecossistema e "cultura do desperdício", requer uma renovada visão ética, que saiba colocar no centro as pessoas, com o objetivo de não deixar ninguém à margem da vida. Uma visão que una em vez de dividir, que inclua ao invés de excluir."
Papa Francisco