O termo Startup é novo. É lido em diversas notícias, sites voltados ao empreendedor ou a você, caro leitor interessado ou apenas curioso.
O que é uma Startup?
Para iniciantes, pode parecer algo difícil e novo de dar significado. Mas na verdade, a sua teoria é simples. Trata-se de uma empresa que está trabalhando em algo novo, uma descoberta, uma solução de algum problema, onde seu sucesso é imprevisível.
Pelo fato de se tratar de algo que não foi descoberto ainda, o mercado é invisível – pois ainda não existe nenhum tipo de escalas direcionado ao seu sucesso.
Inovação de negócios e seus riscos
Para abrir uma empresa tradicional, você pode realizar uma pesquisa anteriormente. Seja ela qual for, você encontrará referências e mercado. O redirecionamento é claro aos olhos do empreendedor. Não que seja uma tarefa fácil, porque para abrir qualquer empresa de sucesso, é inevitável se destacar e saber atingir o público selecionado. Mas uma startup não tem privilégios como esses, pois seu principal diferencial é inovar, aplicar uma ideia necessária e que não exista no mercado. Um risco da startup é sua proposta não se tornar relevante aos olhos do consumidor. É preciso que seja indispensável.
Investimento e crescimento
Investir na criação de uma startup é essencial. Quando tirar sua ideia do papel, não se sabe quais desafios serão enfrentados, muito menos os recursos necessários e dependentes de capital. Sejam eles equipamentos, pesquisas ou até mesmo colaboradores e sócios. Até porque o seu negócio deve adaptar-se a escalabilidade. Ou seja, elevar os lucros sem ultrapassar os gastos. Algumas empresas normais podem seguir essa linha de negócio, mas serão empresas pequenas, que estagnaram em algum momento. O diferencial da startup é crescer de forma ilimitada. Portanto, o empreendedor deve estar apto a crescer continuamente sua empresa. Nichos de mercado mais específicos e restritos são mais difíceis, o aconselhável é atingir pessoas em um contexto geral, alcançar algo em longa escala – ou até global.
O diferencial
Empreendedores de empresas normais e empreendedores de startup possuem caminhos diferentes. Os tradicionais visam uma estratégia costumeira, já testada e com maior porcentagem de segurança para o sucesso ou simplesmente para o que foi projetado. É uma ideia confortável, seguindo um padrão de negócio. Por trás de uma startup, há uma mente inovadora e desafiadora, disposta a correr riscos e aprender com o seu próprio desenvolvimento e crescimento, onde criará suas próprias estatísticas. Não existe uma fórmula, apenas uma ideia nova aplicada de forma inteligente e organizada.